sábado, 14 de maio de 2011

SUÍNOS E PORCOS, EXISTE DIFERENÇA?

             
Ambos são animais mamíferos, quadrúpedes, emitem o mesmo som e adoram passar o dia inteiro comendo! De uns 40 anos para cá, o homem vem buscando nestes animais além do lucro, maior produtividade, precocidade e aproveitamento de sua carcaça, ou seja, uma quantidade menor de banha, aumentando assim a produção de carne.

 
Com a evolução da tecnologia genética e nutricional, o que tanto se esperava foi finalmente alcançado, o aparecimento dos suínos.
Lamentavelmente, aqueles que deram origem aos suínos, os porcos caipiras, foram sendo desprezados.
Com exceção das pequenas propriedades rurais, estes amimais só serão conhecidos muito em breve  em fotografias.
Podemos definir então, como suínos, uma forma melhorada, tanto genética como nutricionalmente dos porcos. Está aí a diferença.

Diferença esta, que transformou em muito o sabor da carne. Os porcos, possuem sabor exótico, e tudo o que é feito usando sua carne, é muito mais saboroso.


O que se fez em relação aos dois animais, foi a diminuição da banha existente nos porcos, principalmente aquela que era entremeada a carne. A alimentação também tem grande influência no sabor, e os suínos são alimentados somente com rações.


Meu avô, foi um dos maiores criadores de porcos caipira no município de Itajubá MG, e alimentava seu rebanho, com milho, raspas de mandioca, abóbora cozida, soro de leite e outros restos de comida que existiam em sua fazenda. Naquele tempo, os porcos para alcançarem os 100 Kg, demoravam mais de um ano. Estamos falando de pelo menos 40 anos atrás. Hoje os suínos, com 6 meses de vida, chegam a este peso, produzindo cerca de 20% a mais de carne.



Visite uma Granja
PRODUZIDO POR CAMINHO DA ROÇA


SOS SUÍNOS - um dos melhores sites sobre tecnologia suína no Brasil

Biribas - Genética suína

4 comentários:

  1. a verdadeira linguiça caipira e aquela q e feita c a carne cortada c faca muito cheiro verde e o principal na tripa do porco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lúcia, posso assegurar-lhe que não é só o fato de como a carne é processada, seja moída ou cortada, o tempero utilizado e a tripa que será embutida que definem a linguiça como sendo uma verdadeira "caipira". A grande diferença no sabor está na carne que é utilizada para a confecção da mesma.
      Quanto mais os suínos são de granja, desde a escolha da raça, a alimentação e a forma em que são criados (confinados ou não), não vou dizer que seja pior o sabor, mas asseguro que existe a FALTA de sabor.
      A engenharia genética também tem grande responsabilidade quanto a perca do sabor de uma verdadeira linguiça caipira porque a carne do porcos que sempre foram entremeadas com a gordura, hoje é quase que separada, e o que dá sabor a qualquer carne, não só a suína, é a gordura.
      Pode acreditar, que embora teoricamente suínos e porcos caipiras sejam a mesma coisa, existe uma diferença enorme, o sabor.

      Excluir
  2. Fui criada na roça. Mas os médicos hoje fala que banha de porco faz mal minha vó morreu com 106 anos só comia ba
    nha de porco

    ResponderExcluir