terça-feira, 17 de maio de 2011

VALE A PENA CONHECER!

PIETRAIN

A internet nos leva aonde estivermos dispostos a ir.

Quando comecei a escrever este blog, meu pensamento principal foi o de estar tentando esclarecer a uma maioria, muito grande de brasileiros que ainda acreditam, que a carne de porco é nociva a saúde. Talvez, por termos escutado isto de nossos avós quando éramos crianças tenhamos formado este conceito que hoje é totalmente errado.

Ela é rica em nutrientes essenciais, sendo a proteína de origem animal mais consumida no mundo, contribuindo para obtenção de alimentação balanceada. Possui sabor e maciez característicos, além de ser fonte de vitaminas e minerais. Um ponto importantíssimo a ser enfatizado em relação à carne suína é que 70 % dela esta situada abaixo da pele (toucinho).

Apenas 20 a 22 % estão entre os músculos, dando sabor e maciez. Este fato auxilia ainda mais na redução da ingestão de gordura na dieta habitual, pois, como a gordura é encontrada em uma camada bem definida, fica fácil removê-la antes de seu cozimento evitando assim a penetração e aderência desta gordura. Este é um ponto positivo da utilização da carne suína porque além de não apresentar níveis de gordura elevados é possível realizar a remoção da maior parte da gordura, reduzindo ainda mais o valor calórico e lipídico da carne.

O site TELOMC foi implementado para divulgar: (i) as Boas Práticas de Fabricação de alimentos, fornecendo subsídios tecnológicos aos usuários para que estes venham a agregar valor as matérias primas de origem animal; e (ii) parâmetros sobre Educação Alimentar, aprimorando a qualidade de vida dos usuários.

Desse modo, o site apresenta-se como uma fonte de consulta sobre as tecnologias de processamento de carne de frango, carne bovina, carne suína, mel, ovos e leite aos estudantes de escolas técnicas, graduandos em agronomia, engenharia de alimentos, medicina veterinária e nutrição, zootecnia e ainda para todas as pessoas que desejam saber sobre a idoneidade do produto que está consumindo. O trabalho foi financiado pela ProEX e executado por alunas do Curso de Zootecnia.

Luís César da Silva - Professor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo e orientador do Projeto.  Para enviar e-mail: Clique aqui !!!

Miryelle Freire SarcinelliBolsista da ProEx e Graduanda do 9º Período do Curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo.  E-mail: miryelle@hotmail.com

Katiani Silva VenturiniBolsista da ProEx e Graduanda do 9º Período do Curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo.  katiani_sv@hotmail.com

Tenho procurado por anos boas matérias e bons sites na internet, e este é um que gostaria muito de estar disponibilizando a todos que visitarem o meu Blog. Como disse no título desta portagem: VALE A PENA CONHECER.

Não deixe de conhecer o site abaixo se você tem qualquer dúvida quanto a resultados técnicos a respieto da carne suína.

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Parâmetros sobre Educação Alimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário