O conceito da produção de alimentos orgânicos, consiste em 3 fatores básicos:
a) a produção de alimentos sadios, sem o uso de agrotóxicos, antibióticos e hormônios;
b) a qualidade de vida daqueles que trabalham na produção destes alimentos e
c) a qualidade de vida dos animais que estarão sendo criados na propriedade para a produção de carne, ovos, leite e seus derivados.
Quando falamos em alimentos orgânicos, devemos ter em mente que não se busca o ganho na “quantidade” da produção, e sim, na qualidade dos produtos que se estará produzindo. Os alimentos orgânicos perdem na quantidade, mas ganham no preço que alcançam no mercado. É muito importante ter esta consciência, pois sabe-se que além da influência no paladar que sofrem os alimentos transgênicos, não se conhece ainda totalmente, os efeitos que possam vir a causar aos seres humanos com as mutações feitas através da engenharia genética em busca de uma maior produtividade, não só nos cereais, como principalmente nos animais.
Embora as grandes marcas insistam em dizer que é “tudo feito sem medicamentos”, tomemos como exemplo o chester, que é uma ave desenvolvida geneticamente, não passando de um super frango esquisito. Nada mais que um simples frango modificado, que com apenas 60 cm de altura, chega a pesar 5 Kg.
Como exemplo do sabor a que nos referimos, vamos falar da linguiça feita com a carne suína. Os suínos criados em confinamento, com alimentação somente a base de ração, antibióticos e hormônios, apresentam um excelente rendimento no peso, perdendo no entanto, muito no sabor. O homem, através da engenharia genética, conseguiu transformá-lo, criando o suíno tipo carne, muito diferente em paladar do porco caipira.
Estes animais, os caipiras, tem a carne entremeada com gordura, o que torna o seu sabor totalmente diferente dos suínos de granja. É óbvio que todos os derivados que venham a ser feitos com a carne dos mesmos, apresentarão um paladar muito melhor.
O sabor da carne dos porcos criados sem uma forte concentração de hormônios e antibióticos, com alimentação natural e mais adequada é muito mais acentuado. Assim como todos os produtos que não sofrem a influência humana na busca de uma produção maior, os alimentos preservam seus sabores naturais.
Estou escrevendo um projeto visando a sustentabilidade em uma propriedade rural com produtos orgânicos e assim que o mesmo for avançando, irei postando aqui.